5 dicas para melhorar sua saúde

5 dicas para melhorar sua saúde

Queremos viver uma vida longa, permanecer saudáveis ​​e ser capazes de cuidar bem de nós mesmos e daqueles que consideramos queridos. Não podemos alterar alguns fatores de risco pré-existentes, mas todos podemos fazer escolhas que apóiam nossa saúde e reduzem muito o risco de desenvolver doenças crônicas, como doenças cardíacas, muitos cânceres e diabetes tipo II.

Cinco etapas para você mais saudável:

1. Evite fumar

O consumo de tabaco e a exposição ao fumo passivo são causas importantes de morte prematura por doenças cardíacas e pulmonares, infarto do miocárdio e câncer.

Se você fuma, pode acabar com isso. Nunca é tarde para fazê-lo, por mais que você esteja fumando ou quantas vezes tente parar de fumar. Quando você para de fumar, o risco de doença cardíaca diminui rapidamente. Depois de alguns anos, seu risco é quase tão baixo como se você nunca tivesse fumado. Pergunte ao seu médico sobre métodos para parar de fumar.

Se você não fuma, não comece. Todos devem evitar se expor ao fumo passivo, que pode ter os mesmos riscos à saúde que o fumo. É particularmente importante que crianças e pessoas com asma e problemas respiratórios vivam em um ambiente livre de fumo.

2. Coma bem para ser saudável

Uma boa dieta ajuda a manter a forma, a se sentir bem e a controlar o peso. Uma boa dieta também protege contra doenças, derrame, câncer e outras doenças graves.

Aqui estão algumas dicas do Guia Alimentar do Canadá:

  • Coma pequenas porções de carne magra, peixe ou aves e remova a gordura visível.
  • Planeje suas refeições com legumes, frutas e cereais, por exemplo, arroz, macarrão, pão e cereais. Escolha alimentos integrais, por exemplo, pão integral, arroz integral e cereais. Coma também algumas porções de vegetais verdes e amarelos, frutas e vegetais todos os dias.
  • Escolha leite, iogurte e queijo cottage com baixo teor de gordura (1% ou 2% de manteiga ou produtos desnatados).
  • Reduza a quantidade de gorduras, como manteiga, óleo e margarina. Prepare seus alimentos usando menos gordura possível.
  • Limite de sal, álcool e cafeína. Os alimentos preparados contêm grandes quantidades de sal. Consumir mais de duas bebidas alcoólicas por dia aumenta a pressão arterial, o que representa um sério risco de doença cardíaca e derrame. Seu consumo de álcool deve ser limitado a no máximo duas bebidas por dia e café a quatro xícaras. Mulheres que tentam engravidar ou estão amamentando devem evitar beber álcool. Consuma quantidades moderadas de bebidas que contêm cafeína, incluindo café, chá e refrigerantes.

3. Incorpore atividade física à sua vida

Deseja proteger sua saúde, alcançar ou manter um peso saudável, ter mais energia e menos estresse? Você pode conseguir isso através de atividade física regular. O exercício ajuda o coração, os pulmões e os vasos sanguíneos a funcionarem melhor enquanto reduz o colesterol e a pressão sanguínea. Vá pelas escadas ao invés do elevador. Desça do ônibus algumas paradas mais cedo e caminhe o resto do caminho. Caminhe pelo seu bairro a caminho de uma farra de compras. Levante-se da sua cadeira a cada hora para alongar os músculos e fazer alguns agachamentos.

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Faça exercícios que você goste. Você pode começar fazendo uma boa caminhada. Natação, patinação, ciclismo e dança são atividades estimulantes.

Qualquer coisa que aumente sua frequência cardíaca pode ser considerado exercício. Comece devagar e combine atividades que aumentem a força, a flexibilidade e a resistência. Procure pelo menos 30 minutos de exercício moderado por dia o mais rápido possível durante a semana.

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4. Conheça sua pressão arterial

Você está em ótima forma? Infelizmente, você pode sofrer de hipertensão sem saber, porque não há sintomas óbvios. Homens e mulheres de todas as idades em todos os setores podem ser afetados. Pessoas estressadas podem ter pressão arterial normal e pessoas calmas podem estar sofrendo de hipertensão. A única maneira de verificar isso é verificar sua pressão arterial por um profissional de saúde.

A hipertensão é um grave distúrbio de saúde que pode causar doenças cardíacas e um ataque cardíaco . A hipertensão pode ser corrigida, no entanto. Se sua pressão arterial estiver alta, siga as recomendações do seu médico.

Aqui estão algumas dicas gerais que também ajudarão sua pressão arterial:

  • Verifique periodicamente sua pressão arterial
  • Parar de fumar
  • Faça atividade física regularmente
  • Reduza a ingestão de álcool ou deixe de consumir
  • Manter um peso saudável
  • Coma menos sal

5. Relaxe e aproveite a vida

Às vezes, nos esforçamos demais. Aprenda a relaxar e se divertir, reserve um tempo para atividades divertidas e desfrute da companhia de amigos e familiares. Gerencie seu tempo com mais eficiência e aprenda a maximizá-lo ao máximo; exercícios simples, meditação e respiração profunda podem ajudar a acalmar a mente.

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